Curta produzido em Paraguaçu é selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim
17/01/2025 - Filme é dirigido e produzido por paraguaçuenses e foi filmado em Paraguaçu Paulista.
O curta-metragem Arame Farpado, dirigido pelo paraguaçuense Gustavo Carvalho e produzido integralmente no interior de São Paulo pela UFO Filmes, conquistou a oportunidade de estrear na BERLINALE GENERATION, integrando a competição oficial do 75° Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, de Paraguaçu Paulista e Ministério da Cultura, o curta-metragem contou com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas, entre eles Camila Botelho, Ricardo Bagge, Isabella Guido, Ivan Pinto, Luísa Pelegrini Cação, Danilo Salomão, Dione de Castro e Bruna Domingues de Oliveira.
O filme será exibido entre os dias 13 e 23 de fevereiro de 2025 em Berlim, representando o Brasil em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
Gustavo Carvalho comemorou a estreia do curta em fevereiro na capital alemã, representando o Brasil em um momento tão importante para o cinema nacional.
A produtora Luísa Cação também reforçou o impacto da conquista: “A gente quer que o mundo veja nossas histórias, escute o que a gente tem pra contar… e Berlim é uma oportunidade muito grande pra isso. Estamos muito felizes!”.
Arame Farpado conta a história de duas irmãs, que após um grave acidente no interior paulista, são obrigadas a passar a noite em um hospital acompanhadas de um recém-chegado padrasto, onde precisam lidar com estranhos ao mesmo tempo em que se esforçam para colocar a própria família de volta aos trilhos. É a história de uma criança em um crescimento caótico, finalmente encarando a vida de frente, sem medo e sem censura.
O elenco conta com a mineira Camila Botelho como protagonista e Ricardo Bagge, além da jovem atriz Isabella Guido, de 12 anos, descoberta em uma escola local, que faz sua estreia no cinema com uma performance marcante e, a partir dessa experiência, disse que deseja seguir a carreira.
Durante os bastidores da produção, foi construído um hospital fictício no município de Paraguaçu Paulista. A ação chegou a gerar burburinho entre os moradores da cidade, que pensaram se tratar de uma inauguração real. Na época, devido à grande repercussão do assunto, a prefeitura precisou esclarecer que o local era parte do cenário do filme.
Arame Farpado
Ano: 2025
Duração: 21 minutos
Roteiro e direção: Gustavo Carvalho
Produção: Luísa Pelegrini Cação
DOP: Renato Hojda
Direção de Arte: Bia Xavier
Som direto: Bruno Bergamo
Desenho de som: Igor Yamawaki
Trilha sonora: Tiago Abreu
Montagem: Diego Rossi e Jianni Alesi
Redação TV Paraguaçu, com informações do Back&Co e do JWave